Estrutura de um Plano de Negócio

A principal utilidade de um plano de negócio é orientar o empreendedor com informações relevantes sobre o mercado, os produtos e serviços a serem ofertados, o perfil dos clientes que deseja angariar, concorrentes de nicho, fornecedores e pontos fortes e fracos do negócio.

Basicamente o Plano de Negócio é composto de oito seções:

Sumário Executivo

É a primeira parte que será lida por um eventual investidor. Deve conter os pontos principais e mais interessantes do Plano. Não costuma ter mais de uma página.

O Sumário Executivo deve conter:
– Quem você é.
– Qual a sua estratégia / visão.
– O que você está fazendo e o propósito de fazê-lo.
– Qual é seu mercado.
– Quanto de dinheiro você precisa e o que fará com ele.
– Quais são suas vantagens competitivas.

Descrição da Empresa

Contém um sumário da empresa, seu modelo de negócio, a natureza, sua história, estrutura legal, localização, objetivos, estratégias e missão. Uma a duas páginas.

Produtos e Serviços
Descrição dos produtos e serviços da empresa, suas características, forma de uso, especificações, estágio de evolução. Máximo de duas páginas.

Estrutura Organizacional
Como a empresa está organizada internamente, número de funcionários, principais posições, perfil do profissional. Máximo de duas páginas.

Plano de Marketing
Aqui serão descritos o setor, o mercado, as tendências, a forma de comercialização, distribuição e divulgação dos produtos, preços, concorrentes e vantagens competitivas. O Plano de Marketing de conter de cinco a seis páginas.

Plano Operacional
Descreve o fluxo operacional, cadeia de suprimentos, controle de qualidade, serviços associados, capacidade produtiva e logística. De três a quatro páginas.

Estrutura de Capitalização
Como a empresa está capitalizada. Quem faz parte da sociedade, necessidades de capital de terceiro, forma de remuneração e estratégias de saída.  Duas a três páginas.

Plano Financeiro
Como a empresa se comportará ao longo do tempo do ponto de vista financeiro, descrições e cenários, pressupostos críticos, situação histórica, fluxo de caixa, análise do investimento, demonstrativo de resultados, projeções de balanços e outros indicadores. De cinco a seis páginas.

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.