(83) 98887-6121
atendimento@natosoares.com

Marketing de Proximidade

Created with Sketch.

Marketing de Proximidade

O marketing de proximidade é qualquer sistema que utiliza tecnologias de localização para se comunicar diretamente com os clientes por meio de seus dispositivos moveis. Os usos do marketing de proximidade incluem a distribuição de mídia em shows, informações, jogos e aplicativos sociais, check-ins de varejo, gateways de pagamento e publicidade local.

O marketing de proximidade não é uma tecnologia única, mas pode ser implementado utilizando vários métodos diferentes. E não se limita ao uso de smartphones. Laptops modernos que são habilitados para GPS também podem ser direcionados através de algumas tecnologias de proximidade.

Quais são as tecnologias envolvidas no marketing de proximidade?

NFC – A localização do telefone pode ser determinada pelo Near Field Communication (NFC) ativadas no telefone conectado a um chip RFID em um produto ou mídia. NFC é a tecnologia implantada para o Apple Pay e outras tecnologias de pagamento, mas não precisa ser limitada a pagamentos.

Museus e monumentos, por exemplo, podem instalar dispositivos NFC para fornecer informações turísticas. Lojas de varejo podem implantar NFC nas prateleiras para obter informações sobre produtos. Há uma tonelada de oportunidades de marketing com a tecnologia NFC.

GMS – Como você se move com o seu telefone, sua conexão é gerenciada entre torres. Os sistemas de marketing podem utilizar sua localização para enviar mensagens de texto apenas para os dispositivos que estão em uma região específica. Isso é conhecido como Geofencing SMS, ou apenas GMS. Não é uma tecnologia precisa, mas pode ser útil garantir que sua mensagem seja enviada apenas para o público-alvo desejado no momento desejado.

Hotspot Wi-Fi – Se você já fez login em uma conexão de companhia aérea ou até mesmo um Starbucks, presenciou um conteúdo de marketing dinâmico que é enviado diretamente ao usuário por meio do navegador da web.

Quais os benefícios do marketing de proximidade?

Os benefícios deste tipo de marketing envolvem mais do que apenas aumentos na receita ou de visitantes. O marketing de proximidade oferece um método inovador de entregar mensagens e conteúdo que os e-mails comuns e cupons de papel não conseguem acompanhar.

É barato

Depois de configurar seus dispositivos Wi-Fi e sua campanha, você poderá enviar seu conteúdo promocional gratuitamente, ao contrário de outros serviços semelhantes, como o MMS e o SMS. Não tem custos recorrentes.

É automático

Depois que estiver configurado, ele identificará automaticamente seus clientes e enviará mensagens com base nas regras que você definiu. Não há necessidade de um operador. É um sistema completo de automação de marketing.

Diferentes tipos de conteúdo são suportados

As redes de varejo, marcas, concessionárias e empresas de comércio eletrônico não estão restritas a um formato para entrega da mensagem. Diferentes tipos de conteúdo podem ser transmitidos para o cliente em potencial. Isso pode ser um arquivo de áudio, videoclipe, imagem estática, cartão de visita, GIFs e mensagens de boas vindas, entre outros.

É tudo digital

Tudo é criado digitalmente e completamente mensurável e rastreável. Esta é a melhor alternativa para as abordagens de força bruta, como folhetos e panfletos, onde se torna extremamente difícil medir o ROI, além de ser caro.

É altamente escalável

O marketing de proximidade pode atender simultaneamente centenas de clientes. Um novo beacon, por exemplo, pode ser facilmente adicionado em minutos e suas zonas de campanha podem ser rapidamente expandidas.

Melhora o relacionamento com o cliente

Varejistas, marcas, concessionárias e empresas de comércio eletrônico podem oferecer promoções e ofertas a seus clientes sem que precisem gastar nada.

Envolve os potenciais clientes

Ele permite que as empresas interajam com os clientes de maneira envolvente e divertida. Em alguns casos, os clientes podem responder ao anúncio.

É fácil rastrear

As empresas podem quantificar o número de engajamentos de clientes e os resultados resultantes de uma campanha. Eles podem obter dados de desempenho em tempo real, que incluem o número de mensagens enviadas e o número dos que foram abertos e o número exato de visitantes provenientes da campanha.

Oportunidade de marketing viral

Quando um cliente recebe algo engraçado, informativo ou interessante, ele pode encaminhar o conteúdo para seus amigos que podem não estar dentro do alcance do sinal. A mensagem pode, portanto, ser passada para muitas pessoas, mesmo para aqueles que estão fora do alcance do sinal Bluetooth.

Publicidade eficaz com Marketing de Proximidade

Atualmente, existem mais de 5 bilhões de dispositivos móveis nas mãos dos consumidores. Como esse número continua a crescer e os dispositivos móveis se tornam mais necessários; a eficácia da marketing de proximidade aumenta.

É importante observar que, com essa forma de marketing, qualquer consumidor com um dispositivo móvel é suscetível a uma campanha de marketing. O principal benefício da marketing de proximidade é o aumento da porcentagem de consumidores que recebem a mensagem de marketing.

Por esse motivo, locais como feiras de negócios, shoppings e lojas de varejo são locais ideais para o lançamento de uma campanha de marketing de proximidade.

Na maioria dos casos, os consumidores estão comprando fisicamente e são mais suscetíveis a sugestões e promoções de marketing. Outro benefício desse tipo de marketing é que apenas um local específico recebe transmissões de mensagens e conteúdo. Isso pode ajudar a manter a mensagem personalizada e local, ideal para uma estratégia de regionalização.

O marketing de proximidade e a regionalização?

Não poderíamos deixar de falar sobre a correlação entre essas duas estratégias. Quando aplicadas corretamente, podem trazer grandes resultados. O marketing de proximidade por si só não consegue entregar mensagens personalizadas no nível em que a regionalização faz, por isso, a união dessas estratégias pode ser extremamente eficaz.

Enquanto o marketing de proximidade é uma estratégia de publicidade fisicamente local, a regionalização é muito mais ampla. Além, é claro, de também se tratar de uma estratégia fisicamente local, a mensagem da regionalização tem muito mais compromisso com a cultura local.

Por isso, quando você une essas estratégias e passa a mensagem certa para a pessoa certa (regionalização, no lugar certo (marketing de proximidade), a abordagem alcança um novo patamar, assim como os resultados.

Saia na frente!

No Brasil ainda é rara a utilização dessa estratégia de marketing. Por isso, investir nisso é um diferencial competitivo e você com certeza sairá na frente dos seus concorrentes.

 

Imagem destacada: Reprodução / Internet.

Fonte: Soluções e Mídia

Tags:

26 comentários

  1. Mariana Gomes Sales disse:

    É um markenting que além de trazer benefícios para a empresa é um método inovador.

    • Wendel Gomes Freire da Silva disse:

      É um sistema que utiliza tecnologias de localização para se comunicar diretamente com os clientes por meio de seus dispositivos moveis.

    • Vitor Henrique disse:

      é algo totalmente inovador, e que consequentemente deve ter mais notoriedade na nossa sociedade, pois não são todos que têm uma consciência para entender e se sentirem confortáveis recebendo ofertas com base em localizações.

  2. Láysa Carvalho disse:

    Marketing de proximidade: não é uma tecnologia única, mas pode ser implementado utilizando vários métodos diferentes. As tecnologias envolvidas neste marketing são- NFC( Near field communication); GMS e Hotspot Wifi. Os benefícios deste marketing oferece um método inovador de entregar mensagem e conteúdos. É barato, é automático, é tudo digital, é altamente escalável, fácil de rastrear. Tem uma publicidade eficaz e entre outras coisas.

    • Elza Souza disse:

      É qualquer sistema que utiliza tecnologias de localização para se comunicar diretamente com os clientes por meio de seus dispositivos moveis .

      • Caroline Medeiros disse:

        O Marketing de proximidade é qualquer sistema que utiliza tecnologias de comunicação como dispositivos móveis. Os usos do marketing de proximidade incluem a distribuição de mídia em shows, informações, jogos e aplicativos sociais, check-ins de varejo, gateways de pagamento e publicidade local. Apresenta tecnologias como; NFC, GMS, Hotspot Wi-Fi. O marketing de proximidade oferece um método inovador de entregar mensagens e conteúdo que os e-mails comuns e cupons de papel não conseguem acompanhar. É importante observar que, com essa forma de marketing, qualquer consumidor com um dispositivo móvel é suscetível a uma campanha de marketing. O principal benefício da marketing de proximidade é o aumento da porcentagem de consumidores que recebem a mensagem de marketing.

  3. O marketing de proximidade é uma estratégia de publicidade fisicamente local, a regionalização é muito mais ampla.

    • Luan Liander Souza do Nascimento disse:

      É um marketing que traz um alto retorno e necessita de um baixo investimento. O marketing de proximidade se relaciona com os clientes por meio de aplicativos, onde aparece promoções, ofertas e descontos exclusivos para aquele determinado cliente, e quanto mais informações foram coletadas mais direcionadas será a sua campanha.

      O retorno das estratégias de marketing é bem maior do que as outras utilizadas, devido o fato das campanhas customizadas e irem direto ao ponto em relação aos gostos do cliente específico, assim aumentando a fidelização com o cliente.

      O investimento dessa estratégia é de baixo custo devido ser totalmente digital, automático e diferentes conteúdos são suportados. Alguns exemplos de tecnologias envolvidas no marketing de proximidade são: Hotspot Wi-Fi; NFC (Near Field Communication); GMS.

  4. Marketing de proximidade, quer atingir diretamente os clientes próximos ou dentro do local de negócios da empresa. O conceito é usar diversas tecnologias para incentivá-los a fazer uma compra. Sua estratégia é exatamente como o seu nome diz ´´proximidade´´, ele quer estar o mais perto do cliente possível para sempre pudê-lo o incentivar mais a comprar de tal empresa, por exemplo: eu uso o aplicativo BURGER KING, para poder estar por dentro de promoções, cupons e etc.. outro exmplo também pode ser uma notificação de algo mostrando que a loja estar perto e você pode ir visitá-la.

    • Mateus Salatiel disse:

      MARKETING DE PROXIMIDADE
      O marketing de proximidade envolve muita tecnologia de localização, serve para a empresa ter uma ligação direta com os seus clientes, sendo super ágil e prático. Além de ser barato, ele também é automático, tendo várias opções de transmissões, por exemplo, um áudio, videoclipe, fotos, gifs, mensagens etc. Sendo digital, ele pode atender vários clientes de uma vez, fazendo com que nenhum cliente precise esperar, melhorando o relacionamento dos nossos clientes com a empresa cada vez mais. Por fim, criando também uma grande publicidade da empresa.

    • Gabryel Castro disse:

      O marketing de proximidade, pode ser qualquer sistema que utiliza tecnologias de localização para se comunicar diretamente com seus clientes por meio de seus dispositivos moveis. Esse marketing não é tecnologia única, mas pode ser acrescentado com vários métodos diferentes. Nesse marketing tem 3(três) tecnologias envolvidas entre elas são: NFC, GMS e Hotspot Wi-fi.

  5. Handson Soares disse:

    Quando uma empresa sabe os locais mais frequentados pelo seu publico alvo, a mesma já sabe quais as necessidade desses clientes. Com isso, a empresa lança algum anúncio no celular de uma pessoa que esteja ao alcance da empresa.

  6. Luandson da silva disse:

    A publicidade antes do advento da internet e dos sites de buscas era feito a partir de estudos focados em lugares onde o público-alvo poderia estar, como por exemplo, anúncios de um carro de luxo em revistas que gerentes, diretores e grandes empresários costumavam ler, ou, anúncios de produtos de beleza e maquiagem em revistas de moda.

  7. João Victor disse:

    Marketing de Proximidade faz a empresa se tornar muito mais próxima do cliente com diversos meios de comunicação aos que foram citados e também outros que podem ser utilizados.

  8. Maria Alice disse:

    O Marketing de Proximidade é uma estrategia eficaz, barata, segura, digital e automática que dá alto retorno para a empresa, esse tipo de marketing tem como objetivo aproximar mais o cliente de serviços oferecidos da empresa, essa aproximação é feita digitalmente como em sites e aplicativos.

    Podemos concluir que o método inovador é bastante produtivo com possíveis acessos de conteúdo rápido e fácil sem nenhum risco para o cliente atraindo assim todos a está grande inovação digital fazendo que os clientes esteja perto da empresa com um simples clique.

  9. Witoria Gabriella Rodrigues disse:

    O Marketing de Proximidade é qualquer sistema que utiliza tecnologias de localização para se comunicar diretamente com os clientes por meio de seus dispositivos moveis. Proximidade não é uma tecnologia única, mas pode ser utilizando vários métodos diferentes.

  10. Maria karolayne disse:

    O marketing de proximidade é qualquer sistema que utiliza tecnologias de localização para se comunicar diretamente com os clientes por meio de seus dispositivos móveis.

  11. Elza Souza disse:

    É qualquer sistema que utiliza tecnologia de localozação para se comunicar diretamente com os clientes por meio de seus dispositivos
    moveis.

  12. Emilly Figueiredo Justino da Silva. disse:

    O Marketing de Proximidade pode – se dizer que é o melhor Marketing, pois é barato e automático. Tudo é criado por meio digital para facilitar o consumo do cliente.

  13. Mateus de Souza Guedes disse:

    Marketing de Proximidade é qualquer sistema que utilizar tecnologias de localização para estabelece contato diretamente com seu cliente, através de celulares e outros dispositivos moveis. Além disso ele conseguir oferecer uma melhor dinâmica com os clientes de forma que a propagação de conteúdo seja mais rápida e eficaz.

  14. Esron Pierre disse:

    Marketing de proximidade, é um marketing utilizado para uma estratégia de vendas, que usa o meio da tecnologia, para se comunicar com seus clientes por meio dos dispositivos moveis, eles incluem jogos, aplicativos sociais e etc.

  15. Iasmim Eduarda disse:

    O marketing de proximidade é mais uma das inovações possibilitadas pelo avanço tecnológico. Ele parte de alguns recursos que funcionam como espécies de GPS e reconhecem quando potenciais clientes estão próximos da empresa.

  16. Luiz Marcieber disse:

    O marketing de proximidade é qualquer sistema que utiliza tecnologias de localização para se comunicar diretamente com os clientes por meio de seus dispositivos móveis.
    As maneiras do marketing de proximidade incluem aplicativos sociais, jogos, check-ins de varejo, gateways de pagamentos, publicidade local e distribuição de mídia em shows.

    Tecnologias envolvidas no markenting de proximidade:

    NFC – Near Field Communications – É a tecnologia implantada para o apple play e outra tecnologia de pagamentos, mas não precisa ser limitada a pagamentos
    GMS – É gerenciada por torres. Utilizar sua localização para enviar mensagens de texto apenas para os dispositivos que estão em uma região específica.
    HOTSPOST – O login eviado diretamente ao usuário por meio do navegador da web.

  17. Mateus Salatiel disse:

    MARKETING DE PROXIMIDADE
    O marketing de proximidade envolve muita tecnologia de localização, serve para a empresa ter uma ligação direta com os seus clientes, sendo super ágil e prático. Além de ser barato, ele também é automático, tendo várias opções de transmissões, por exemplo, um áudio, videoclipe, fotos, gifs, mensagens etc. Sendo digital, ele pode atender vários clientes de uma vez, fazendo com que nenhum cliente precise esperar, melhorando o relacionamento dos nossos clientes com a empresa cada vez mais. Por fim, criando também uma grande publicidade da empresa.

  18. Caroline disse:

    O objetivo do marketing indireto é implantar a imagem da marca na memória do público.São as formas de divulgar uma marca, empresa, produto ou serviço

  19. Caroline disse:

    O Marketing de proximidade é qualquer sistema que utiliza tecnologias de comunicação como dispositivos móveis. Os usos do marketing de proximidade incluem a distribuição de mídia em shows, informações, jogos e aplicativos sociais, check-ins de varejo, gateways de pagamento e publicidade local. Apresenta tecnologias como; NFC, GMS, Hotspot Wi-Fi. O marketing de proximidade oferece um método inovador de entregar mensagens e conteúdo que os e-mails comuns e cupons de papel não conseguem acompanhar. É importante observar que, com essa forma de marketing, qualquer consumidor com um dispositivo móvel é suscetível a uma campanha de marketing. O principal benefício da marketing de proximidade é o aumento da porcentagem de consumidores que recebem a mensagem de marketing.

Deixe seu comentário

%d blogueiros gostam disto: