(83) 98887-6121
atendimento@natosoares.com

Marketing Digital

Created with Sketch.

Marketing Digital

Marketing Digital é o conjunto de atividades que uma empresa (ou pessoa) executa online com o objetivo de atrair novos negócios, criar relacionamentos e desenvolver uma identidade de marca. Ou seja, promover produtos ou marcas por meio de mídias digitais.

Porém, as maneiras de fazer com que isso aconteça sofrem mudanças quase que diariamente. Por isso, atualmente é impossível falar de marketing e ignorar que a maior parte da população mundial está conectada à internet e faz compras online.

Ele é uma das principais maneiras que as empresas têm para se comunicar com o público de forma direta, personalizada e no momento certo.

Philip Kotler — é considerado o pai do Marketing — conceitua marketing como:

“o processo social por meio do qual pessoas e grupos de pessoas satisfazem desejos e necessidades com a criação, oferta e livre negociação de produtos e serviços de valor com outros”.

É por isso que o Marketing Digital é a principal forma de fazer e conceituar marketing nos dias de hoje. O termo é usado para resumir todos os seus esforços de marketing no ambiente online.

Usando canais digitais — como blogs, sites, motores de busca, mídias sociais, e-mail e outros —, as empresas tentam solucionar dores e desejos de clientes e potenciais clientes.

Você entendeu a “sacada” do conceito apresentado pelo professor Kotler? Trata-se de um processo social! É algo que depende do acordo entre duas pessoas dentro de um contexto.

Marketing Digital pode ser realizado por pessoas, empresas, universidades, ONGs, associações, igrejas… Assim, também há fatores culturais, psicológicos, geográficos, jurídicos que influenciam as pessoas na hora de comprar ou vender um produto ou serviço.

E cada um deve fazer o que pode, com os meios que tem, para encontrar as oportunidades certas nesse meio!

Quando falamos de aumentar nossa rede, fortalecer a nossa marca e realizar melhores vendas, todos esses são objetivos em que o Marketing Digital é uma importante ferramenta para alcançá-los.

Para chegar lá, os meios digitais são os melhores para observar e testar a efetividade das nossas ações.

Por isso, o Marketing Digital possui os melhores meios disponíveis para calcular o retorno sobre cada investimento, definir métricas mais claras e simples de medir.

Não é à toa que esse conceito é chamado de novo marketing.

Ferramentas de Marketing Digital

Ferramentas de marketing digital ajudarão a filtrar as informações mais importantes, a entender o desenvolvimento da estratégia, a gerar relatórios e fazer o acompanhamento dos números. Porém isso só será possível se você entender exatamente quais são os seus objetivos com cada estratégia de Marketing e tiver foco nos números que realmente importam.

Por isso vamos listar algumas ferramentas e seus diferentes usos para que você saiba exatamente o que e como escolher as melhores opções para o seu time.

Ferramentas de SEO

O SEO envolve uma série de estratégias e, portanto, existem ferramentas com finalidades diferentes para conseguir executar um bom plano de otimizações para alcançar boas posições nos motores de busca.

Pesquisa de Palavras-chave

Essas ferramentas permitem que o usuário encontre oportunidades de termos fundamentais para sua estratégia, além de identificar a competitividade e o volume de buscas dessas palavras.

Algumas das principais ferramentas de palavras-chave são:

SEO técnico

As ferramentas de SEO técnico também possuem funções variadas como checar a autoridade de domínio (seu e do seu concorrente), averiguar e corrigir erros de SEO e encontrar conteúdos duplicados, entre outras funções.

Para SEO técnico, boas ferramentas são:

Backlinks

As ferramentas de Backlinks são importantes para checar os links que você recebe, a qualidade desses links e fazer uma análise de links que devem ser removidos ou redirecionados.

Boas ferramentas para conferir os backlinks do seu site:

Ferramentas de análise

As ferramentas de análise são fundamentais para a compreensão do sucesso da estratégia e dos resultados obtidos.

Análise de métricas

Além das ferramentas que já têm um Analytics próprio, o que é cada vez mais comum, algumas ferramentas de análise podem ser usadas de forma estratégica para entender diferentes pontos da estratégica e ter uma compreensão do todo.

Elas permitem um acompanhamento de fatores como tráfego, origem do tráfego, caminho dos usuários pelo site, entre outros.

Bons exemplos são:

Análise de concorrência

Para acompanhar os resultados que a sua estratégia de Marketing Digital traz para a sua empresa é fundamental analisar a sua concorrência e identificar pontos de melhoria e aprender com eles.

Essas ferramentas servem para fazer comparativos de palavras-chave, backlinks, tráfego, engajamento entre outras coisas.

Algumas das ferramentas mais populares são:

Ferramentas de Design

O design é fundamental em nosso dia a dia, e não seria diferente em uma estratégia de marketing digital. O conteúdo visual é cada vez mais uma tendência para a comunicação online.

Ferramentas de imagens

O visual de um site ou blog é fundamental para o sucesso e para gerar uma conexão com o leitor. É importante encontrar um identidade visual para a sua empresa e o design é fundamental nisso.

Muitas empresas têm dificuldade para um investimento inicial em design, por isso, boas ferramentas são os bancos de imagem gratuitos.

Além deles, temos algumas ferramentas essenciais para a edição, criação e tratamento de imagens como:

Ferramentas de vídeos

Além das imagens, os vídeos são um dos tipos de conteúdo mais consumidos na internet e um dos mais queridos pelo público.

Investir em uma estratégia de vídeo pode potencializar bastante a sua estratégia de marketing.

Ferramentas para edição dos vídeos, para adicionar efeitos, criar vinhetas, fazer montion graphic, entre outras coisas.

Dentre as mais populares estão:

Ferramentas de CRO

Entender as conversões do seu site e de sua estratégia online como um todo é essencial.

Boas ferramentas que possibilitam isso são:

Enquanto a primeira possibilita integrar as informações e acompanhar seus contatos pela jornada em seu domínio, a segunda oferece mapas de calor para identificar quais são os melhores pontos do seu site ou blog e os que podem ser melhorados.

Ferramentas de Automação

Ferramentas de automação são usadas para integrar sua estratégia, enviar emails, gerenciar suas leads e facilitar o contato entre marketing e vendas. Elas também permitem a criação de testes A/B, criação de fluxos de trabalho etc.

Boas ferramentas de automação são:

Ferramentas de Relacionamento Interno

As ferramentas de relacionamento interno são muito importantes para facilitar a comunicação entre diferentes setores da empresa. As duas ferramentas mais indicadas são o Slack e o Zendesk.

Enquanto o Slack é um canal de troca de mensagens, funcionando como um WhatsApp corporativo, o Zendesk permite que a abertura de tickets para solucionar problemas e centralizar a informação.

Ferramentas de redes sociais

As ferramentas de Redes Sociais são fundamentais para o sucesso de uma estratégia de Marketing Digital. Elas permitem o agendamento de posts, acompanhamento de métricas e a centralização da estratégia em diferentes redes.

Para profissionalizar sua estratégia nas redes sociais, uma boa ideia é usar ferramentas como:

Ferramentas de gestão de projetos

Esse tópico é especialmente importante para grandes times, mas é importante para todas as empresas. Integrar diferentes setores e coordenar as tarefas que são necessárias para atingir um objetivo torna-se mais fácil quando há um cronograma e um bom planejamento.

Nesse sentido, boas ferramentas são

Ferramentas de Email Marketing

Não poderíamos deixar de fora as ferramentas de Email Marketing, até porque, esse é um dos elementos mais fundamentais de toda estratégia digital de sucesso.

Pensando nisso, confira as ferramentas que mais gostamos e utilizamos aqui na Rock:

Além dessas, alguns sistemas de automação, como RD Station e Hubspot, também podem ser usados para o dispara automático de emails.

 

Imagem destacada: Reprodução / Internet.

Fonte: Rockcontent

Tags:

19 comentários

  1. Mariana Gomes Sales disse:

    Marketing digital são atividades que uma empresa ou pessoa faz online com o objetivo de atrair novos negócios, criar relacionamento e até desenvolver a identidade de uma marca.

  2. Diogo Alessandro disse:

    Marketing digital tem como objetivo promover sua marca, produto ou serviço por mídias sociais como: blogs, sites e aplicativos buscando atingir o máximo de público possível e criar um relacionamento melhor com o cliente, além de tudo buscando uma comunicação melhor com o cliente (comunica o mais direta).

    • Esse tipo de marketing é o conjunto de atividades que uma empresa (ou pessoa) executa online com o objetivo de atrair novos negócios, criar relacionamentos e desenvolver uma identidade de marca.
      Marketing Digital pode ser realizado por pessoas, empresas, universidades, ONGs, associações, igrejas…

      Assim, também há fatores culturais, psicológicos, geográficos, jurídicos que influenciam as pessoas na hora de comprar ou vender um produto ou serviço.

  3. É o conjunto de atividades que uma empresa (ou pessoa) executa online com o objetivo de atrair novos negócios, criar relacionamentos e desenvolver uma identidade de marca. Ou seja, promover produtos ou marcas por meio de mídias digitais.

  4. Láysa Carvalho disse:

    É o conjunto de atividades que uma empresa (ou pessoa) executa online com o objetivo de atrair novos negócios, criar relacionamentos e desenvolver uma identidade de marca. O Marketing Digital é a principal forma de fazer e conceituar marketing nos dias de hoje.

  5. Marketing digital são atividades realizadas por uma empresa ou serviço, que tem a finalidade de criar relacionamentos e desenvolver uma identidade de marca online, esse tipo de marketing tem as melhores vantagens em: interatividade, análise e mensuração, mais oportunidades para as empresas, direcionamento. Resumindo por esse marketing ser digital ele tem mais chances de conhecer seu público, pois bem, na época de hoje em dia tudo é online e digital.

  6. Handson Soares disse:

    Marketing Digital é anunciar produtos ou marcas nas mídias/redes sociais. Desse modo, as empresas podem se comunicar diretamente com o público.

  7. Luandson da silva disse:

    Enquanto que hoje em dia este tipo de marketing se tornou um pilar do setor de publicidade. As redes sociais como Facebook, Twitter e LinkedIn têm cultivado vastas plateias.

  8. João Victor Santos Felipe disse:

    Podendo criar uma identidade de marca online, é uma ótima opção para trazer publicidade para uma empresa.

  9. Maria Alice disse:

    O marketing digital tem como a maior característica de promover informações,propaganda e até mesmo ter empresas digitais,essas atividades on-line são fáceis de acessar e tem como consequência um bom rendimento com o público alvo.

  10. Emilly Figueiredo Justino da Silva. disse:

    Marketing digital são ações de comunicação que as empresas podem utilizar por meio da internet, da telefonia celular e outros meios digitais, para assim divulgar e comercializar seus produtos, conquistando novos clientes e melhorando a sua rede de relacionamentos.

  11. Adrielio Alvaro disse:

    Esse Marketing é muito simples de entender,a viabilidade deste marketing é pela internet sendo sites ou mídias sociais com Instagram ,Facebook divulgando sua empresa, se você for se aprofundar ele ficará muito mais complicado então esse site ajuda muito nisso por causa disso,ele se aprofundar no assunto.

  12. Esron Pierre disse:

    Marketing digital é quando a divulgação ou a venda do produto seja feita pela internet, por meio de redes sociais, sites de vendas, o instagram, facebook, mercado livre, amazon, são exemplos de sites e redes sociais que se pode ser utilizado nesse tipo de marketing.

  13. O marketing digital contempla quaisquer ações desenvolvidas na internet para divulgar uma marca ou produto e isso envolve os diversos canais online, como páginas web e e-mail, além do acompanhamento em tempo real dos resultados.

    • Antonio Edson Buriti Neto disse:

      O Marketing Digital tem como intuito realizar as operações de uma empresa por meio das mídias sociais, como Facebook, Instagram, dentre outras. Que faca alavancar a empresa com o relacionamento, atendendo o cliente nas próprias redes sociais.

  14. Andressa Hermínio disse:

    Marketing Digital é praticamente uma forma de você vender seus produtos podendo vender tudo online através da Internet, podendo mostrar o seu negócio e atraindo outras empresas e clientes, daí você vai desenvolvendo todo seu projeto e sua marca por meio das mídias digitais.

  15. Luan Marcieber da Silva Bezerra disse:

    Marketing digital é o conjunto de atividade que uma empresa ( pessoa) executa online com o objetivo atrair novos negócios, criar relacionamentos e desenvolver uma identidade de marca. Ou seja promover produtos de marca pelo meio digital.
    As maneiras de fazer com que isso aconteça sofrem mudança quase diariamente.
    O marketing digital é a principal forma de fazer e conceituar marketing nos dias de hoje.
    Tipos de marketing digital : blogs, sites, mídias digital, email entre outros.
    Qualquer anúncio em meio digital é marketing digital

  16. Mateus de Souza Guedes disse:

    Marketing Digital tem como objetivo promover os produtos e marca por meio de mídias digitais. Assim proporcionado a criação de novo negócios, criação de relacionamentos e desenvolvendo uma identidade para a marca.

  17. Luan Liander Souza do Nascimento disse:

    Marketing digital são ações de comunicação que as empresas podem utilizar por meio da internet, aparelhos celulares e outros meios digitais, com o intuito de divulgar e comercializar seus produtos, conquistando novos clientes e melhorando a sua rede de relacionamentos

Deixe seu comentário

%d blogueiros gostam disto: